terça-feira, 7 de setembro de 2010

Como aumentar a segurança do Internet Explorer

Algumas medidas simples podem ajudar você a tornar o navegador da Microsoft um pouco mais seguro.
Por Douglas Ciriaco em 3/9/2010

O Internet Explorer é famoso por ser alvo de críticas de usuários de seus principais concorrentes. Com razão, muitos programadores e usuários mais antenados não suportam ouvir falar neste navegador que conquistou a maioria dos usuários Windows pelo simples fato de já vir instalado no sistema.
Se você é um daqueles que ainda não migrou para o Firefox, Opera ou Chrome, pode incrementar a segurança do Internet Explorer realizando algumas modificações simples nas configurações do aplicativo.
Aumente o nível de segurança
Quando você acessa as Opções da Internet do navegador (Ferramentas > Opções da Internet), encontra uma aba denominada “Segurança” e por meio dela realiza alterações que tornam mais seguro o uso do Internet Explorer. O aplicativo conta com quatro zonas diferentes que podem ser configuradas: “Internet”, “Intranet Local”, “Sites confiáveis” e “Sites restritos”.
Opções da Internet
Primeiramente, selecione a zona “Internet”, em que é possível aumentar seu nível de segurança. Se você nunca mexeu nesta opção, ela deve estar marcada com o nível “Médio-Alto”. Arraste o botão para cima, para o nível “Alto” e o navegador conterá mais restrições de uso e evita completamente o acesso a sites indicados como inseguros.
Altere os níveis de segurança
A configuração da zona “Intranet local” só é útil se o seu computador faz parte de uma rede local. Esta opção é pouco usada, pois normalmente os computadores não se conectam a redes desconhecidas, pois redes são mais comuns em empresas e casas com mais de um computador.
Sites confiáveis e restritos
As duas configurações que restam dizem respeito a sites confiáveis ou não. Você pode aumentar o nível de segurança em cada uma destas opções, porém, uma possibilidade ainda mais interessante é definir manualmente sites que podem ou não ser acessados pelo navegador.
Crie listas de sites confiáveis e restrutis

Clique no botão “Sites” e adicione os endereços em que você confia (na seção “Sites confiáveis”) e que não devem ser acessados (na seção “Sites restritos”).
Níveis personalizados
Para usuários mais avançados, o Internet Explorer conta com a opção “Nível personalizado” para configurações específicas sobre segurança. Vale lembrar que esses itens só devem ser modificados por quem realmente sabe o que está fazendo, pois mudanças inconsequentes podem prejudicar a utilização do navegador.
Configurações avançadas

 Fonte:  Baixaki

Nenhum comentário:

BlogBlogs.Com.Br