sábado, 16 de abril de 2011

Windows 8 poderá ser executado diretamente do pen drive


Vazou esta semana uma compilação preliminar da próxima versão do sistema operacional da Microsoft. O Windows 8 build 7850 não traz nenhuma grande mudança visual, mas a cada dia novos recursos são descobertos por usuários que se arriscaram a baixar e instalar o sistema vazado, correndo o risco de serem contaminados ou até mesmo danificarem seus computadores.

Mas é graças a esses aventureiros que ficamos sabendo das últimas novidades e os rumos que o sistema mais usado do mundo está tomando. O último recurso descoberto se chama Portable Workspace — ou “espaço de trabalho portátil”, em bom português — e permite a instalação e execução do Windows diretamente do pen drive.


Windows 8 Workspace (Foto: Reprodução) 
Windows 8 Workspace (Foto: Reprodução)


Antes de continuar, porém, é bom esclarecer as coisas. O novo recurso permitirá que o sistema seja efetivamente executado através do pen drive, como já acontece em algumas distribuições Linux, e não apenas a possibilidade de instalar o Windows no HD pelo pen drive. Isso o Windows 7 já suporta nativamente, inclusive o TechTudo tem um tutorial sobre este assunto.


“O Portable Workspace é uma ferramenta que permite executar o Windows a partir de um dispositivo de armazenamento USB”. São com essas palavras que a Microsoft brevemente descreve o novo recurso que será bastante útil em algumas situações, como no caso do sistema apresentar algum problema e você precisar acessar seus documentos.

Windows 8 Portable Workspace Creator (Foto: Reprodução) 
 Windows 8 Portable Workspace Creator (Foto: Reprodução)

Mas como nem tudo é perfeito, para conseguir tirar proveito dessa ferramenta você precisará de um pen drive de no mínimo 16 GB. Resta aguardar o lançamento do Windows 8 e torcer para que a Microsoft melhore a ferramenta e a torne mais acessível exigindo menos espaço.


Por: Helito Bijora
Fonte: TechTudo 

Nenhum comentário:

BlogBlogs.Com.Br